Feed

Porque alguns milhos de pipoca não estouram?

Você já se perguntou porque o grão do milho de pipoca é amarelo e quando estoura fica branco? Pois é, muitas vezes não sabemos nem o que é aquilo que comemos.

Primeiro vamos saber o porque o milho de pipoca estoura.

Os milhos estouram e viram pipoca porque ao aquecermos milho a umidade presente no interior dos grãos se transformam em vapor, e quando o vapor gera um nível de pressão maior do que o milho suporta a casca acaba estourando.

Mas porque alguns milhos não estouram?

Alguns milhos de pipoca não estouram porque apresentam pequenos furos na casca, com isso, não é possível atingir pressão suficiente para estourar o milho.
.
Quanto a pergunta inicial desta postagem, eu não tenho a resposta, se alguém souber, por favor, me avisem.

2 Response to Porque alguns milhos de pipoca não estouram?

23 de outubro de 2010 10:17

O milho possui alta quantia de proteínas que desnaturam-se em altas temperaturas. Assim como o ovo, quando é cozido, tem sua estrutura alterada, as proteínas do grão de milho se expandem e modificam sua estrutura o que poderia fazer com que uma proteína que contenha algum grupo prostético pigmentar perdesse sua função. Tiago Tolone - Técnico químico.

26 de maio de 2011 08:28

Só algumas correções do post do Tiago, não é proteína e sim amido que é "cozido" por conta da temperatura (na verdade é essa desnaturação citada anteriormente). Já a cor amarela que vemos é devido á presença de substâncias coloridas da casca, como flavonóides, por exemplo. A casca continua amarela mesmo depois de estourada (não lembra daquilo que fica nos dentes, hehe???), o branco que vemos é o amido desnaturado e isento de água.Coloque água na pipoca pra ver o que acontece, ou até mesmo, pipocas velhas ficam murchas devido a absorção de umidade do ar, que faz com que o amido se contraia novamente. Bem, é isso. Adriano - Prof. de Química Orgânica.

Postar um comentário

Copyright © 2009 Quimicoweb All rights reserved.